top of page

Convidados 2021 

WhatsApp Image 2021-05-11 at 15.55.55.jp

Dra. Jenny González 

Professora Visitante Escola de Belas Artes- Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Pós-doutora (PNPD-CAPES) em História, Universidade de Passo Fundo. Pós doutora em Pedagogia Militar (Seguridade e Defesa da Nação), Universidade Militar Bolivariana da Venezuela (Bolsa interna) Doutora em Cultura e Arte para a América Latina e do Caribe, pela Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Caracas, com destaque para os povos indígenas, religiosidade, política pública do multiculturalismo, arte e património cultural. Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, (Bolsa em Demanda Social-CAPES). Diploma de Formação para não professores, pela Universidade Pedagógica Experimental Libertador. Licenciado em Artes pela Universidade Central da Venezuela. Temas de interesse: Seguridade dos bens culturais, políticas públicas nas expressões socioculturais, tratados religiosos, os povos indígenas de Abya Yala, culturas camponesas americanas, registro e documentação do patrimônio cultural, literatura e cultura em processos memoriais; Arte contemporânea e processos culturais emergentes, Cemitérios e modos de ver a morte, Memoria social, culturas árabes e persas, culturas indianas.

WhatsApp Image 2021-05-11 at 15.28.02.jp

Rachel Cecília de Oliveira

é professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Foi editora da revista ArteFilosofia (UFOP), participou da diretoria da Associação Brasileira de Estética – ABRE – por dois mandatos e foi professora visitante na Université Paris I - Pantheon-Sorbonne. Trabalha a pluralidade da arte contemporânea nas interseções entre filosofia, teoria, história e crítica das artes. Além disso, atua como crítica e curadora.

Convidados 2020 

claudia sperb.jpg

Cláudia Sperb é uma artista natural de Novo Hamburgo, formada em Artes Plásticas pela FEEVALE- RS. Cláudia trabalha com mosaicos, xilogravuras e outras técnicas. Ela possui vasta pesquisa sobre serpentes e um atelier-parque chamado Caminho das Serpentes, repleto de mosaicos e produções artísticas. Possui reconhecimento internacional através de exposições coletivas. Cláudia vai estar conosco em nosso segundo dia de evento, na quarta-feira.

Foto: Adriana Fanciosi - Agência RBS

WhatsApp Image 2020-11-24 at 15.36.37.jp

Walmor Correa é um artista contemporâneo brasileiro, natural de Florianópolis - SC. Iniciando sua trajetória artística em Porto Alegre - RS, possui uma vasta produção pautada pela intersecção entre arte e ciência. As mesclas de espécies animais criadas pelo artista e seus seres poéticos inspirados no imaginário do folclore brasileiro evidenciam o hibridismo presente em suas obras, convidando o público a conhecer seu universo de criaturas fantasiosas que desafiam os padrões da ciência. Reconhecido internacionalmente, Walmor  Corrêa já realizou inúmeras exposições nacionais e internacionais e, atualmente, reside na cidade de São Paulo - SP. Walmor abre a nossa Semana das Artes na terça feira.

Fotografia: Leticia Remião

_DSC36581web.jpg

Felipe Caldas é de Porto Alegre. Artista, pesquisador e professor. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS com ênfase em história, teoria e crítica da arte. Professor adjunto no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Se dedica em âmbito acadêmico a estudar as relações mercadológicas e de trabalho no campo da arte brasileira. Atualmente integra o Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Felipe vai estar conosco na quinta-feira.

Fotografia: Rodrigo Marroni

Vaca Profana.jpg
Drum.jpg

Casa de Cultura Vaca Profana é um espaço de incentivo, produção e divulgação da arte e cultura em suas mais diversas linguagens. É um espaço autônomo de gestão coletiva que, desde 2015, busca promover acesso e vivências democráticas nos campos artístico, social e cultural independentes, tanto local como regional, contribuindo para o seu fortalecimento. Atualmente a Casa se mantém ativo promovendo eventos de maneira online. Na sexta-feira eles vão estar conosco e será representada pela artista visual Mariah Teixeira.

Fotografia: Facebook Vaca Profana

Casa Drum Música e Arte começou com a professora Jacqueline Drum. Ela iniciou suas atividades em seu apartamento e o projeto acabou se expandindo e hoje a Casa Drum é um lugar que dispõe de cursos de música, arte e escrita criativa. Um espaço que criou a oportunidade para outros professores também trabalharem. O lugar realiza exposições, Saraus, festivais de contação de histórias e outros eventos, Como eles mesmos descreveram é um espaço disponível para todos os tipos de arte, cultura, ideias e pessoas. A Casa vai estar conosco com a musicista e proprietária Jaqueline Drum. 

bottom of page